Resultado da Dupla-Sena 1257 dia 21/02/2014

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Paciente colostomizado sofre com falta de doação da bolsa de colostomia em Itapiúna



Na manhã desta terça-feira(22), fui procurado pelo Sr. José Lima Firmino de Souza, 54 anos, que mora na localidade de Bico da Arara, e é filho do saudoso Francisco Pedro de Sousa(Chico Pedro). Lima se encontra doente, e há mais ou menos dois meses, sofreu intervenção cirúrgica no intestino.

Lima do Chico Pedro,  está usando  bolsa de  colostomia,  e   segundo ele,      nesse período, do hospital,  ele recebeu a doação de apenas 2 bolsas! ?! Essa foi a sua declaração à nossa reportagem!  Informações dão conta que em geral, uma bolsa de colostomia costuma ser trocada, em média, a cada 7 dias. confira no link.


"Foi retirado uma parte do meu intestino" disse Lima, com os olhos lacrimejando...

Ele vive com a sra. Cristina Mariano com quem é pai de 4 filhos. Lima está precisando urgentemente de bolsas de colostomia, pois afirmou que está temendo contrair infecção! "Se isso acontecer, é o fim", afirmou.

A verdade é que Ele está 'vulnerável à infecções e sem assistência'. Hoje se deslocou de sua residência para se consultar no posto de saúde de Caio Prado, mas infelizmente não tinha médico, disse Lima.


Quais são as complicações possíveis de uma colostomia?


A colostomia requer cuidados especiais, de preferência prestados por uma enfermeira experiente, sob orientação médica, com vigilância diária para troca dos curativos e da bolsa coletora, controle das eliminações, monitoramento do orifício e das possíveis reações ou complicações dele.

Entre as complicações mais comuns estão: irritação da pele ao redor do orifício da colostomia; infecções da pele e/ou do tecido subcutâneo; sangramento; prolapso do coto intestinal; necrose do coto intestinal; estenose do estoma, etc.

A pergunta continua: a quem recorrer? A quem pedir socorro e ajuda? Dá pra ficar calado gente, diante de situações como estas?


Baseado nas informações do sr. José Lima Firmino de Souza

Áudio e vídeo em nossos arquivos...

Formulário de Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *